quinta-feira, 28 de abril de 2011
Aviso!
Antes de imprimir o texto argumentativo↓, coloque a fonte Times New Roman, tamanho 10. (ficou um pouco desalinhado, conserte antes de imprimir).
Texto Argumentativo
Valor da Avaliação: 10,0 | Valor da atividade: | Nota: | ||||
Aluno(a): | Nº. | Data: | ||||
( X ) Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio | 8ª série ________ | Disciplina: Língua Portuguesa | ||||
Professor(a): Silvia de Nicolai | ( X ) Avaliação ( )Avaliação/Recuperação | Etapa: 2ª | ||||
Objetivo:.Interpretação de texto argumentativo (desenvolvimento de parágrafos). Produção Escrita. | ||||||
Instruções: à tinta, sem rasuras, sem uso de corretivo (branquinho). Respostas a lápis não serão consideradas. Use dicionário e/ou outras fontes. | ||||||
Comentário do(a) professor(a), caso necessário : | ||||||
ATIVIDADE PARA: 29.4.11
O trabalho que empobrece
O trabalho infanto- juvenil, além de ser social e eticamente indesejável, é um instrumento de manutenção da pobreza. Gera perdas financeiras consideráveis, consequentes ao baixo desenvolvimento humano das crianças obrigadas a trabalhar.
Para chegar a essa condição, basta quantificar o montante de renda que indivíduos com distintas idades de ingresso no mercado de trabalho auferem ao longo de sua vida profissional mais produtiva – entre os 21 e os 25 anos -, como fizeram Antonio Carlos Coelho Campino e Maria Dolores Montoya Diaz, professores da Universidade de São Paulo, em trabalho realizado pela Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social.
Com base na PNAD de 1995, os pesquisadores chegaram a números que quantificam e atestam a tese de que, quanto mais tarde a pessoa entrar no círculo economicamente ativo, maior será seu salário durante 35 anos de trabalho, tempo de recolhimento compulsório para aposentadoria. Analisou-se o comportamento salarial de quem havia se ocupado em várias faixas etárias.
As perdas acumuladas por pessoas que ficaram economicamente ativas dos sete aos 14 anos, e cuja idade em setembro de 1995 variava entre os 21 e os 55 anos, representavam perto de 30% do produto interno bruto (PIB). Para termos idéia, ainda segundo o estudo, com R$ 11, 3 bilhões (1.& do PIB ) seria possível estender à totalidade das crianças trabalhadoras o programa de bolsa-escola (Peti), o que tiraria da ignorância milhares de trabalhadores-mirins de sete a 14 anos e elevaria seus ganhos salariais e, consequentemente, o PIB.
Quanto a criança começa a trabalhar aos sete anos, vai receber ao longo da vida 37% menos, em média, do que receberia se tivesse ingressado no mercado de trabalho aos 14. Se a comparação for com uma pessoa que começou a trabalhar aos 21 anos, o percentual de perda de quem iniciou na labuta aos sete anos pulará para 50%.
O estudo dos pesquisadores da USP oferece muitas evidencias de que o principal impacto do trabalho infantil ocorre sobre o nível de escolaridade atingido por trabalhadores-mirins. Como há estreita relação entre a idade e o ingresso no trabalho e o grau de instrução, chega-se à ligação, também, entre trabalho infantil e perdas salariais.
Se o principal desafio das democracias em construção na América Latina é vencer a pobreza, faz-se necessário que os discursos bem-intencionados de governos e organismos internacionais sejam transformados em ações urgentes.
Só assim se terá uma forma de luta efetiva contra o trabalho infantil basta mais dizer que se combate a formação de exércitos de adultos, jovens e crianças lançados à violência das drogas e do narcotráfico; nem que se reduzem os índices de mortalidade infantil, desnutrição e fome.
Essa crise crônica, afinal, é financeira, administrativa, de gestão? Sem uma resposta, todos continuarão a assistir, em camarotes cada vez mais eticamente desqualificados, à repetição da barbárie a que são submetidas as crianças trabalhadoras.
(Ari Cipola. O trabalho infantil. São Paulo: Publifolha, 2001. p. 80-2)
1.Geralmente as crianças ingressam na vida profissional para aumentar a renda familiar. No entanto, o autor do texto defende o ponto de vista de que, a longo prazo, essa iniciativa traz consequências negativas. Com base no 1º parágrafo do texto, responda: Qual è a tese ou a idéia principal sobre o trabalho infantil defendida pelo autor?
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2. O parágrafo de um texto argumentativo pode ser construído de diferentes formas. Uma delas. A mais comum, é a que faz uso de uma declaração inicial . Esse tipo de paragráfo é introduzido por meio de uma afirmação, desenvolvida por idéias secundárias. Observe o 1º parágrafo.
a) Qual é declaração que inicia o parágrafo?
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b) Qual é o trecho em que aparece a idéia secundária? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
.
3.Outro tipo de desenvolvimento é o que faz uso de citação, ou seja para fazer valer seu ponto de vista, o autor utiliza o pensamento de autoridades ou de especialistas no assunto. Também pode se valer de dados de pesquisa de órgãos ou entidades reconhecidas na área. De que forma o autor utiliza a citação como argumento no texto?
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4. Outra forma bastante comum de desenvolvimento de parágrafo é a que faz uso de comparação. Que tipo de comparação o autor desenvolve no 4º e no 5º parágrafos do texto? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Também é comum o desenvolvimento do parágrafo por meio de o estabelecimento de relações de causa e consequência. No 6º parágrafo, por exemplo, é apontada a causa de os trabalhadores-mirins ganharem menos ao longo da vida (consequência). Qual é a causa?
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6. Outra forma de desenvolver o parágrafo è a que faz uso da interrogação, ou seja, o autor introduz o parágrafo com uma pergunta que é respondida pelo próprio texto. Trata-se, na verdade, de uma forma simpática de envolver o leitor e despertar seu interesse. Há, no texto em estudo, em parágrafo desenvolvido por meio de interrogação? Se sim, identifique-o.
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7. Nos últimos parágrafos, o autor conclui o texto posicionando-se sobre as saídas existentes para combater o trabalho infantil. Na opinião dele:
a) Qual é a forma realmente eficaz para erradicar o trabalho infantil?
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b)Essa conclusão é compatível com a tese defendida no início do texto? Por quê?
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Boa Sorte a todos. Empenho é necessário!
Profª. Silvia Nicolai
sábado, 23 de abril de 2011
O TEXTO LITERÁRIO E O NÃO-LITERÁRIO
COLAR NO CADERNO, MAS NÃO ESQUEÇA DE LER , COMPREENDER E ANOTAR SUAS CONCLUSÕES. 8ªs A- B- C
DIFERENÇA ENTRE:
O TEXTO LITERÁRIO E O NÃO-LITERÁRIO
A linguagem literária e a não-literária têm características bem definidas. Na linguagem literária, o mundo real, é descrito e transmitido de forma subjetiva, pessoal e com preocupação estética. O autor não precisa ser fiel à realidade. A liberdade de criação é total. As palavras combinam-se de modo especial, criando formas conforme a emoção do observador.
(...)
Era um sonho dantesco... O tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho
Em sangue a se banhar
Tinir de ferros... estalar do açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras, moças... mas nuas, espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs.
(...)
(Castro Alves, Navio Negreiro)
A linguagem não-literária trata do mundo real de forma direta e objetiva. O autor se atém a padrões estabelecidos e a palavra se presta à transmissão de pontos de vista, instruções ou informação científica. A linguagem é objetiva e se baseia em situações reais, dados históricos, estatísticas.
O Brasil teve três séculos e meio de regime escravocrata, contra apenas um de trabalho livre. Três e meio para um! Ao longo desses três séculos e meio, importou quatro milhões de negros africanos, 40% das importações totais das Américas, numa das mais volumosas operações de transferência forçada de pessoas havidas na História.
(Roberto Pompeu de Toledo. Veja, 15/06/1996)
Os dois textos tratam de uma mesma realidade: a escravidão negra. O literário depreende emoção, envolve e aguça a imaginação do leitor, colocando vários sentidos em cada palavra. O não-literário é direto e informativo, inclusive na indignação, com a preocupação de proporcionar um processamento imediato das informações. Navio Negreiro é um poema. A prosa é outra forma de manifestação literária. A linguagem do poema é organizada em versos; a da prosa é linear, com divisão em parágrafos.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Aviso!
Alguns posts ficam desalinhados, já tentei arrumar mas não é possível por causa do design do blog, antes de imprimir verifiquem se não falta nada.
Conteúdo Programático - Lp
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – LÍNGUA PORTUGUESA - 2011 8ª SÉRIE
Gramática
Período composto por coordenação – revisão
Período composto por subordinação
Orações subordinadas substantivas subjetivas, objetivas diretas e objetivas indiretas, completivas nominais, predicativas e apositivas
Pronomes relativos
Orações subordinadas adjetivas: explicativa e restritiva
Orações subordinadas adverbiais: temporal, condicional, causal, consecutiva, concessiva, proporcional, conformativa, final, comparativa
Concordância verbal e nominal
Regência verbal e nominal
Colocação pronominal
Estrutura das palavras: radical e afixos; desinências e vogal temática; vogais e consoantes de ligação
Processo de formação de palavras
Textos
Narrar
Conto psicológico
Tempo e espaço interiores
Conto social e conto de amor
Funções da ficção: espaço de denuncia e de exposição de sentimentos
Relatar
Crônica esportiva e reportagem
Articulação entre discrição e análise
Expor
Artigo de divulgação cientifica e verbete de enciclopédia
Articulação entre texto e imagem
Linguagem e arte
Texto dramático e roteiro
A arte do teatro e do cinema
Poema e conto
A arte do poema: os recursos da linguagem poética em outros generos
Argumentar
Resenha critica
Estrutura clássica
Propaganda
Argumentação e imagem
Questões de escrita
Ortoépia e prosódia
Pontuação nas orações subordinadas substantivas
Usos de este, esse, aquele
Pontuação nas orações subordinadas
Onde/ aonde; se não/ senão
O uso da crase
Grafia de alguns sufixos e de palavras cognatas
O uso das aspas
Leitura de Pardidáticos
Serão indicados 03 livros para leitura em casa,
com atividade em sala de aula.
Poderei sugerir outros títulos, no decorrer do processo,
conforme solicitação dos alunos.
Há também o uso de apostila, e o livro Muitos textos...
Haverá apresentado pelos alunos(pesqui-
sas, seminários e projetos (individual, du-
plas ou grupos).
OB.: O Livro de Leitura da 1ª Etapa “Agora estou sozinha ... (atividade já realizada)
Responsável _____________________________________________ Data: _____/_____/_____
Professora Silvia Nicolai
16.4.11
Ficha de Leitura
Ficha de Leitura – 2011
Língua Portuguesa – Profª Silvia de Nicolai
Objetivo: Verificar a compreensão da leitura do livro e da pesquisa sobre o(a) autor(a) da obra . | |
Nome: nº. série Data ____/____/____ | |
Nome do(a) autor(a): | |
Título da Obra: | |
Editora : Edição: | |
Local e ano da publicação: | |
|
Gostou do livro?
Por quê? ___________________________________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________________
Indique três boas razões para aconselhar a um colega a ler (ou não) o livro.
1ª _____________________________________________________________________________________.
2ª _____________________________________________________________________________________.
3ª _____________________________________________________________________________________.
Agora faça uma breve síntese sobre o livro.
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Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade. Confúcio
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