terça-feira, 2 de agosto de 2011

Segue a lista de exercícios de geografia

Centro Educacional – 166
            Santo André

Valor da atividade: 1,0
Nota:


Aluno(a):

N.º
Data:

(x) Ensino Fundamental
(  ) Ensino Médio
Série/Ano: 
 8ª (A) (B) (C)    
Eixo/Disciplina: Geografia
Professor (a): Mônica
( X) Lista de exercícios
Etapa: 2.ª
Objetivo: Identificar, comparar e estabelecer relações corretas sobre o tema: “Principais transformações espaciais dos séculos XX e XXI.”
Instruções: Preencher a Lista de Exercícios a caneta com tinta de cor preto ou azul. Não usar corretivo. Para responder as questões você pode utilizar o caderno. Essas questões estão baseadas no livro “Industrialização brasileira no século XX” de Marco César de Araújo, como proposta de leitura complementar do livro “Movimento do Aprender”.
Comentário do (a) professor (a), caso necessário:


LISTA DE EXERCÍCIOS DE GEOGRAFIA – 2ª ETAPA

Escrever ou colar as questões no caderno.

RESOLVER ESSA LISTA EM SALA DE AULA NOS DIAS 01/08 E 03/08/2011


01) Por volta de 1974, o “milagre econômico” já dava sinais de esgotamento. A crise coincidiu com um período de fortalecimento da oposição à ditadura militar. Cite os fatores que garantiram certa autonomia à luta pela redemocratização:


02) O segundo PND (Segundo Plano de Desenvolvimento 1975-79) propunha a atuação simultânea do Estado em algumas frentes. O que mais esse plano estipulava? 



03) Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos mantêm na miséria?
Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem?
Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor — ah, que bebem vosso sangue?                                                                                                                         
A análise do trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792-1822) registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial.            
Como tal contradição está identificada?                              
                                                                                                      


04) Segundo François Chesnais o processo de “mundialização” favoreceu a formação de oligopólios que atuam em escala mundial, mas partem de uma base nacional. Justifique essa afirmativa.

Gabarito 8ª série - 2ª Etapa (Lista de Exercícios)

01) os abusos contra os direitos humanos e a censura generalizada

02) projetos capazes de contornar problemas criados pelo endividamento externo e pela crise do petróleo.

03) na pobreza dos empregados, que estava dissociada na riqueza dos patrões.

04) Devido ao movimento de fusões /aquisições que o acompanhou, esse processo levou à generalização de situações de oligopólio mundial. 


Profª Silvia disse...


Segue a resposta da professora Angela(matemática), quando questionei sobre a prova do dia 03/8.:
 
Marquei, porém eles não farão prova semana que vem, e sim na semana de prova, isso vale para as 3 oitavas!!!
 
A matéria de prova será a mesma!! Cai os capítulos sobre Sistemas e sobre Funções!
 
Fale para eles ficarem tranquilos...rsrs, logo estou de volta!