Centro Educacional – 166 Santo André | | Valor da atividade: 1,0 | Nota: | |||
Aluno(a): | N.º | Data: | ||||
(x) Ensino Fundamental ( ) Ensino Médio | Série/Ano: 8ª (A) (B) (C) | Eixo/Disciplina: Geografia | ||||
Professor (a): Mônica | ( X) Lista de exercícios | Etapa: 2.ª | ||||
Objetivo: Identificar, comparar e estabelecer relações corretas sobre o tema: “Principais transformações espaciais dos séculos XX e XXI.” | ||||||
Instruções: Preencher a Lista de Exercícios a caneta com tinta de cor preto ou azul. Não usar corretivo. Para responder as questões você pode utilizar o caderno. Essas questões estão baseadas no livro “Industrialização brasileira no século XX” de Marco César de Araújo, como proposta de leitura complementar do livro “Movimento do Aprender”. | ||||||
Comentário do (a) professor (a), caso necessário: |
LISTA DE EXERCÍCIOS DE GEOGRAFIA – 2ª ETAPA
Escrever ou colar as questões no caderno.
RESOLVER ESSA LISTA EM SALA DE AULA NOS DIAS 01/08 E 03/08/2011
01) Por volta de 1974, o “milagre econômico” já dava sinais de esgotamento. A crise coincidiu com um período de fortalecimento da oposição à ditadura militar. Cite os fatores que garantiram certa autonomia à luta pela redemocratização:
02) O segundo PND (Segundo Plano de Desenvolvimento 1975-79) propunha a atuação simultânea do Estado em algumas frentes. O que mais esse plano estipulava?
03) Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos mantêm na miséria?
Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem?
Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor — ah, que bebem vosso sangue?
Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem?
Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor — ah, que bebem vosso sangue?
A análise do trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792-1822) registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial.
Como tal contradição está identificada?
04) Segundo François Chesnais o processo de “mundialização” favoreceu a formação de oligopólios que atuam em escala mundial, mas partem de uma base nacional. Justifique essa afirmativa.
Gabarito 8ª série - 2ª Etapa (Lista de Exercícios)
01) os abusos contra os direitos humanos e a censura generalizada
02) projetos capazes de contornar problemas criados pelo endividamento externo e pela crise do petróleo.
03) na pobreza dos empregados, que estava dissociada na riqueza dos patrões.
04) Devido ao movimento de fusões /aquisições que o acompanhou, esse processo levou à generalização de situações de oligopólio mundial.