quinta-feira, 28 de abril de 2011

Texto Argumentativo

Centro Educacional – 166 – Santo André

Valor da Avaliação:
10,0
Valor da atividade:
Nota:
Aluno(a):
Nº.
Data:

(  X ) Ensino Fundamental
(     ) Ensino Médio
8ª série ________
Disciplina: Língua Portuguesa
Professor(a): Silvia de Nicolai
( X ) Avaliação
(   )Avaliação/Recuperação
Etapa: 2ª
Objetivo:.Interpretação de texto argumentativo (desenvolvimento de parágrafos). Produção Escrita.
Instruções: à tinta, sem rasuras, sem uso de corretivo (branquinho). Respostas a lápis não serão consideradas. Use dicionário e/ou outras fontes.
Comentário do(a) professor(a), caso necessário :

















ATIVIDADE  PARA: 29.4.11


                                                                          O trabalho que empobrece

O trabalho infanto- juvenil, além de ser social e eticamente indesejável, é um instrumento de manutenção da pobreza. Gera perdas financeiras consideráveis, consequentes ao baixo desenvolvimento humano das crianças obrigadas a trabalhar.
                Para chegar a essa condição, basta quantificar o montante de renda que indivíduos com distintas idades de ingresso no mercado de trabalho auferem ao longo de sua vida profissional mais produtiva – entre os 21 e os 25 anos -, como fizeram Antonio Carlos Coelho Campino e Maria Dolores Montoya Diaz, professores da Universidade de São Paulo, em trabalho realizado pela Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social.
                Com base na PNAD de 1995, os pesquisadores chegaram a números que quantificam e atestam a tese de que, quanto mais tarde a pessoa entrar no círculo economicamente ativo, maior será seu salário durante 35 anos de trabalho, tempo de recolhimento compulsório para aposentadoria. Analisou-se o comportamento salarial de quem havia se ocupado em várias faixas etárias.
                As perdas acumuladas por pessoas que ficaram economicamente ativas dos sete aos 14 anos, e cuja idade em setembro de 1995 variava entre os 21 e os 55 anos, representavam perto de 30% do produto interno bruto (PIB). Para termos idéia, ainda segundo o estudo, com R$ 11, 3 bilhões (1.& do PIB ) seria possível estender à totalidade das crianças trabalhadoras o programa de bolsa-escola (Peti), o que tiraria da ignorância milhares de trabalhadores-mirins de sete a 14 anos e elevaria seus ganhos salariais e, consequentemente, o PIB.
                Quanto a criança começa a trabalhar aos sete anos, vai receber ao longo da vida 37% menos, em média, do que receberia se tivesse ingressado no mercado de trabalho aos 14. Se a comparação for com uma pessoa que começou a trabalhar aos 21 anos, o percentual de perda de quem iniciou na labuta aos sete anos pulará para 50%.
                O estudo dos pesquisadores da USP oferece muitas evidencias de que o principal impacto do trabalho infantil ocorre sobre o nível de escolaridade atingido por trabalhadores-mirins. Como há estreita relação entre a idade e o ingresso no trabalho e o grau de instrução, chega-se à ligação, também, entre trabalho infantil e perdas salariais.
                Se o principal desafio das democracias em construção na América Latina é vencer a pobreza, faz-se necessário que os discursos bem-intencionados de governos e organismos internacionais sejam transformados em ações urgentes.
                Só assim se terá uma forma de luta efetiva contra o trabalho infantil basta mais dizer que se combate a formação de exércitos de adultos, jovens e crianças lançados à violência das drogas e do narcotráfico; nem que se reduzem os índices de mortalidade infantil, desnutrição e fome.
                Essa crise crônica, afinal, é financeira,  administrativa, de gestão? Sem uma resposta, todos continuarão a assistir, em camarotes cada vez mais eticamente desqualificados, à repetição da barbárie a que são submetidas as crianças trabalhadoras.

(Ari Cipola. O trabalho infantil. São Paulo: Publifolha, 2001. p. 80-2)

1.Geralmente as crianças ingressam na vida profissional para aumentar a renda familiar. No entanto, o autor do texto defende o ponto de vista de que, a longo prazo, essa iniciativa traz consequências negativas. Com base no 1º parágrafo do texto, responda: Qual è a tese ou a idéia principal sobre o trabalho infantil defendida pelo autor?

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2. O parágrafo de um texto argumentativo pode ser construído de diferentes formas. Uma delas. A mais comum, é a que faz uso de uma declaração inicial . Esse tipo de paragráfo é introduzido por meio de uma afirmação, desenvolvida por idéias secundárias. Observe o 1º parágrafo.

a)       Qual é declaração que inicia o parágrafo?
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b)       Qual é o trecho em que aparece a idéia secundária? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
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3.Outro tipo de desenvolvimento é o que faz uso de citação, ou seja para fazer valer seu ponto de vista, o autor utiliza o pensamento de autoridades ou de especialistas no assunto. Também pode se valer de dados de pesquisa de órgãos ou entidades reconhecidas na área. De que forma o autor utiliza a citação como argumento no texto?
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  4. Outra forma bastante comum de desenvolvimento de parágrafo é a que faz uso de comparação. Que tipo de comparação o autor desenvolve no 4º e no 5º parágrafos do texto? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________       
5. Também é comum o desenvolvimento do parágrafo por meio de o estabelecimento de relações de causa e consequência. No 6º parágrafo, por exemplo, é apontada a causa de os trabalhadores-mirins ganharem menos ao longo da vida (consequência). Qual é a causa?
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 6. Outra forma de desenvolver o parágrafo è a que faz uso da interrogação, ou seja, o autor introduz o parágrafo com uma pergunta que é respondida pelo próprio texto. Trata-se, na verdade, de uma forma simpática de envolver o leitor e despertar seu interesse. Há, no texto em estudo, em parágrafo desenvolvido por meio de interrogação? Se sim, identifique-o.
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   7. Nos últimos parágrafos, o autor conclui o texto posicionando-se sobre as saídas existentes para combater o trabalho infantil. Na opinião dele:
a) Qual é a forma realmente eficaz para erradicar o trabalho infantil?
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b)Essa conclusão é compatível com a tese defendida no início do texto? Por quê?
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Boa Sorte a todos. Empenho é necessário!

Profª. Silvia Nicolai

2 comentários:

  1. muito interessante, mas era melhor se tivesse gabarito.

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  2. poste gabarito por favor. Estou estudando e gostaria de conferir minhas respostas.

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