quarta-feira, 20 de abril de 2011

Conteúdo Programático - Lp

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – LÍNGUA PORTUGUESA -  2011    8ª SÉRIE


Gramática
Período composto por coordenação – revisão
Período composto por subordinação
Orações subordinadas substantivas subjetivas, objetivas diretas e objetivas indiretas, completivas nominais, predicativas e apositivas
Pronomes relativos
Orações subordinadas adjetivas: explicativa e restritiva
Orações subordinadas adverbiais: temporal, condicional, causal, consecutiva, concessiva, proporcional, conformativa, final, comparativa
Concordância verbal e nominal
Regência verbal e nominal
Colocação pronominal
Estrutura das palavras: radical e afixos; desinências e vogal temática; vogais e consoantes de ligação
Processo de formação de palavras

Textos

Narrar
Conto psicológico
Tempo e espaço interiores
Conto social e conto de amor
Funções da ficção: espaço de denuncia e de exposição de sentimentos

Relatar
Crônica esportiva e reportagem
Articulação entre discrição e análise

Expor
Artigo de divulgação cientifica e verbete de enciclopédia
Articulação entre texto e imagem

Linguagem e arte
Texto dramático e roteiro
A arte do teatro e do cinema
Poema e conto
A arte do poema: os recursos da linguagem poética em outros generos

Argumentar
Resenha critica
Estrutura clássica
Propaganda
Argumentação e imagem

Questões de escrita                                                            
Ortoépia e prosódia                                                                        
Pontuação nas orações subordinadas substantivas                       
Usos de este, esse, aquele                             
Pontuação nas orações subordinadas                                        
Onde/ aonde; se não/ senão                       
O uso da crase    
Grafia de alguns sufixos e de palavras cognatas                                  
O uso das aspas 

Leitura de Pardidáticos
Serão indicados 03 livros para leitura em casa, 
com atividade em sala de aula.
Poderei sugerir outros títulos, no decorrer do processo, 
conforme solicitação dos alunos.
Há também o uso de apostila, e o livro Muitos textos...
Haverá apresentado pelos alunos(pesqui-
sas, seminários e projetos (individual, du-
              plas ou grupos).

                                                                                                                                                                                                  
OB.: O Livro de Leitura da 1ª Etapa “Agora estou sozinha ... (atividade já realizada)

Responsável _____________________________________________ Data: _____/_____/_____
                                                                       
Professora Silvia Nicolai
                                                                                                    16.4.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário