sábado, 23 de abril de 2011

O TEXTO LITERÁRIO E O NÃO-LITERÁRIO

COLAR NO CADERNO, MAS NÃO ESQUEÇA  DE LER , COMPREENDER E ANOTAR SUAS CONCLUSÕES.                                          8ªs A- B- C 

DIFERENÇA ENTRE:
O TEXTO LITERÁRIO E O NÃO-LITERÁRIO


A linguagem literária e a não-literária têm características bem definidas. Na linguagem literária, o mundo real, é descrito e transmitido de forma subjetiva, pessoal e com preocupação estética. O autor não precisa ser fiel à realidade. A liberdade de criação é total. As palavras combinam-se de modo especial, criando formas conforme a emoção do observador.

(...)
Era um sonho dantesco... O tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho
Em sangue a se banhar
Tinir de ferros... estalar do açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:
Outras, moças... mas nuas, espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs.
(...)
(Castro Alves, Navio Negreiro)

A linguagem não-literária trata do mundo real de forma direta e objetiva. O autor se atém a padrões estabelecidos e a palavra se presta à transmissão de pontos de vista, instruções ou informação científica. A linguagem é objetiva e se baseia em situações reais, dados históricos, estatísticas.


O Brasil teve três séculos e meio de regime escravocrata, contra apenas um de trabalho livre. Três e meio para um! Ao longo desses três séculos e meio, importou quatro milhões de negros africanos, 40% das importações totais das Américas, numa das mais volumosas operações de transferência forçada de pessoas havidas na História.

(Roberto Pompeu de Toledo. Veja, 15/06/1996)



Os dois textos tratam de uma mesma realidade: a escravidão negra. O literário depreende emoção, envolve e aguça a imaginação do leitor, colocando vários sentidos em cada palavra. O não-literário é direto e informativo, inclusive na indignação, com a preocupação de proporcionar um processamento imediato das informações. Navio Negreiro é um poema. A prosa é outra forma de manifestação literária. A linguagem do poema é organizada em versos; a da prosa é linear, com divisão em parágrafos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário